sábado, 24 de setembro de 2011

Curso Técnico em Miraí é realidade

Atitude. Esta palavra refere-se direta e indiretamente a todas as pessoas que, de alguma forma, lutaram com competência, mediante esforços e, sobretudo, persistência para que o Curso Técnico em Mineração, por meio do Centep, tornasse realidade em nossa pequenina e inesquecível cidade que tem como filho Ilustre o saudoso Cantor e Compositor Ataulfo Alves: Perguntam porque sou triste nos versos que já escrevi, sou triste porque cantando não posso esquecer de ti, Miraí.

O Centro Técnico de Educação Profissional - Centep, já atua na formação de Técnicos no Estado de Minas Gerais desde 2003. Sendo que a aula inaugural em Miraí deu-se no dia 13 de setembro de 2010, na Escola Municipal Dr. Justino Pereira - espaço cedido pela prefeitura para a realização das aulas -, e contou com a presença do prefeito Sérgio Resende, da Secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Trota, dos sócios Marcos Paulo e Jaqueline, da ex-diretora Sabrina cujo cargo, atualmente, é ocupado pela Alessandra do Carmo, além dos funcionários, professores, alunos e demais convidados.
O curso é dividido basicamente em cinco módulos e têm duração de 22 meses. As aulas são realizadas de segunda-feira à quinta-feira no horário de 19:00 hrs às 22:30 hrs.
Curso Técnico em mineração é concretizado por jovens e adultos que estão cursando o Ensino Médio ou que já tenham concluído o mesmo.
Passados alguns meses desde o início das aulas, podemos afirmar, categoricamente, que o curso está ampliando os horizontes do saber e, dessa forma, enriquecendo o conhecimento de todos os alunos que estão participando assiduamente deste processo de ensino-aprendizagem e, além da importantíssima capacitação profissional que o curso nos oferece, o mesmo tem por objetivo preparar o aluno para o mercado de trabalho de uma forma simples e prática.
Informações estão disponíveis no site: http://www.portalcentep.com.br/ ou pelo telefone: ( 32 ) 3426 - 1025.

Mineralogia: rochas, minerais, casa, diversidade, desenvolvimento econômico e do progresso material da sociedade moderna.

Análise da imagem da casa, ressaltando os elementos que a compõem, tendo em vista os itens utilizados na construção e, em seguida, relatar os minerais presentes em cada elemento construtivo.

Argila.

Argila.

Ligas de Zinco - Níquel - Cobre.

Amianto e Petróleo.


Petróleo e Cobre.


Talco, Calcário, Caulim, Titânio e Óxidos Metálicos.

Alumínio, Tungstênio e Quartzo.

Alumínio.

Argila.


Cobre e Ferro.


Liga de Cobre e Zinco, Talco e Agalmatolito.

Metálico - Cobre e Ferro / PVC - Petróleo e Calcita.

Calcário, Caulim, Feldspato e Talco.

Manganês, Ferro, Alumínio, Níquel e Nióbio.

Petróleo, Ferro, Manganês, Alumínio e Gás Natural.

Calcário, Caulim, Feldspato e Talco.

Alumínio, Cobre, Ferro, Níquel e Petróleo.


Alumínio, Ferro, Cobre e Estanho.


Importância dos minerais para a...


Podemos afirmar, categoricamente, que os minerais têm uma expressiva importância na vida cotidiana da humanidade. Os mesmos estão espalhados por todas as partes, nos mínimos detalhes, em grandes ou pequenas proporções, conforme a sua utilização.  Alguns dos inúmeros minerais que podemos mencionar são: cobre, zinco, ferro, chumbo, alumínio, ouro, prata, platina, dentre outros.                                                         Devido a sua imensa representatividade perante as diversas civilizações, nenhuma destas podem se dá ao luxo de limitar ou ignorar o uso desses bens minerais, tendo em vista a qualidade de vida que eles podem nos proporcionar, uma vez que são necessidades básicas do ser humano e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico de uma nação.
Uma das conquistas que podemos destacar é o carro que é um meio de transporte essencial para a civilização moderna, cujos recursos minerais utilizados em sua fabricação são: alumínio, cobre, níquel, petróleo, ferro, dentre outros. Misturando os diversos minerais presentes em variadas rochas espalhadas pela crosta terrestre, conseguimos formar muitos outros materiais, dando origem então aos milhares de instrumentos desenvolvidos pelo ser humano para exercer as mais diferentes funções e, com isso, contribuindo intensamente para a qualidade de vida almejada pela humanidade e à sua própria sobrevivência.

Outro exemplo que podemos relatar é a construção civil. Esta representa uma imensa diversidade em sua composição, pois necessita de materiais distintos para sua concretização, tanto na parte física quanto na decorativa. E, através dos recursos minerais, podemos obter: cimento, contrapiso, janela, caixa d’água, vaso de planta, vaso sanitário, pia, computador, televisão, fogão, geladeira, gesso, energia elétrica, janela, telha, tijolo, piso, azulejo, ferragens, lâmpada, pintura, dentre outros itens essenciais para o crescimento econômico de um país.  Sendo assim, é de suma importância ressaltar que os minerais fornecem para a sociedade diversas substâncias que devem ser obrigatoriamente consideradas pela mesma como um bem primordial e fundamental de primeira grandeza ou necessidade para as partes envolvidas mediante o processo.
Contudo, de acordo com os fatos relatados acima, em poucas palavras, mas de uma forma objetiva e direta, somos levados a acreditar, que a mineração representa um dos pilares do desenvolvimento econômico e do progresso material da sociedade moderna, pois os minerais possuem uma valiosa riqueza em sua composição que disponibilizam para toda uma sociedade requisitos básicos  e de suma importância para as partes que queiram fazer o uso desses bens minerais que são fornecidos mediante a  diversas e distintas rochas espalhadas pela crosta terrestre.

Compartilhar

Envie esta página a um amigo!