quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mineralogia - Estudo dos Minerais

A Mineralogia é o ramo da ciência geológica que estuda os diversos tipos minerais, o que são eles, como são formados e onde ocorrem.
Podemos afirmar, categoricamente, que os minerais estão por toda a parte e, que os mesmos, são substâncias formadoras das rochas, solos e sedimentos. Contudo, baseando-se neste processo, enfatizamos que os minerais fornecem para a sociedade uma grande parte das matérias primas usadas em aplicações tecnológicas e industriais cujo potencial deste conhecimento é vasto e incalculável aos olhos do Homem.
Na verdade, com exceção das substâncias orgânicas que são formadas a partir do elemento químico carbono que, por sua vez, é a base de todas as formas de vida que conhecemos, os demais materiais que usamos ou com os quais convivemos no cotidiano são todos minerais ou de origem mineral.
Com base nos estudos realizados, afirmamos que Mineral é uma substância sólida de ocorrência natural, envolvendo uma composição química inorgânica e uma estrutura atômica ordenada cujo desenvolvimento é adquirido mediante processos físico-químicos em ambientes geológicos. É importante ressaltar que cada mineral é classificado e designado não apenas  com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.
Entretanto, os minerais diferem dos seres orgânicos por não terem funções vitais como respiração, reprodução, autolocomoção, dentre outros. Por outro lado, é dos minerais que todo ser vivo toma a matéria que precisa para suas funções vitais e é a partir dos mesmos que a Humanidade conseguiu construir esta sociedade em que vivemos, industrial, baseada no princípio da transformação das matérias naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar

Envie esta página a um amigo!