sábado, 24 de setembro de 2011

Importância dos minerais para a...


Podemos afirmar, categoricamente, que os minerais têm uma expressiva importância na vida cotidiana da humanidade. Os mesmos estão espalhados por todas as partes, nos mínimos detalhes, em grandes ou pequenas proporções, conforme a sua utilização.  Alguns dos inúmeros minerais que podemos mencionar são: cobre, zinco, ferro, chumbo, alumínio, ouro, prata, platina, dentre outros.                                                         Devido a sua imensa representatividade perante as diversas civilizações, nenhuma destas podem se dá ao luxo de limitar ou ignorar o uso desses bens minerais, tendo em vista a qualidade de vida que eles podem nos proporcionar, uma vez que são necessidades básicas do ser humano e, consequentemente, para o desenvolvimento social e econômico de uma nação.
Uma das conquistas que podemos destacar é o carro que é um meio de transporte essencial para a civilização moderna, cujos recursos minerais utilizados em sua fabricação são: alumínio, cobre, níquel, petróleo, ferro, dentre outros. Misturando os diversos minerais presentes em variadas rochas espalhadas pela crosta terrestre, conseguimos formar muitos outros materiais, dando origem então aos milhares de instrumentos desenvolvidos pelo ser humano para exercer as mais diferentes funções e, com isso, contribuindo intensamente para a qualidade de vida almejada pela humanidade e à sua própria sobrevivência.

Outro exemplo que podemos relatar é a construção civil. Esta representa uma imensa diversidade em sua composição, pois necessita de materiais distintos para sua concretização, tanto na parte física quanto na decorativa. E, através dos recursos minerais, podemos obter: cimento, contrapiso, janela, caixa d’água, vaso de planta, vaso sanitário, pia, computador, televisão, fogão, geladeira, gesso, energia elétrica, janela, telha, tijolo, piso, azulejo, ferragens, lâmpada, pintura, dentre outros itens essenciais para o crescimento econômico de um país.  Sendo assim, é de suma importância ressaltar que os minerais fornecem para a sociedade diversas substâncias que devem ser obrigatoriamente consideradas pela mesma como um bem primordial e fundamental de primeira grandeza ou necessidade para as partes envolvidas mediante o processo.
Contudo, de acordo com os fatos relatados acima, em poucas palavras, mas de uma forma objetiva e direta, somos levados a acreditar, que a mineração representa um dos pilares do desenvolvimento econômico e do progresso material da sociedade moderna, pois os minerais possuem uma valiosa riqueza em sua composição que disponibilizam para toda uma sociedade requisitos básicos  e de suma importância para as partes que queiram fazer o uso desses bens minerais que são fornecidos mediante a  diversas e distintas rochas espalhadas pela crosta terrestre.

9 comentários:

Compartilhar

Envie esta página a um amigo!